A etapa regional da IV Conferência de Política Urbana segue neste sábado (2/10) com plenárias presenciais nas regiões Sede e Riacho. Na Sede, a pré-conferência acontece das 8h às 12h30, na Escola Municipal Eli Horta, que fica na rua Professora Neuza Rocha, 406, no Centro. No Riacho, a plenária será das 8h às 12h30, na Escola Municipal Heitor Villa Lobos, localizada na praça Marília de Dirceu, 20, bairro Inconfidentes.
No sábado passado, as plenárias ocorreram nas regionais de Vargem das Flores e Eldorado. Nas etapas presenciais, os eventos cumprem todos os protocolos sanitários de distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos.
As demandas e sugestões apresentadas pela população nas pré-conferências temáticas e regionais vão compor as propostas finais para a IV Conferência Municipal de Política Urbana, que será realizada em 11 de dezembro.
As pré-conferências temáticas, que tiveram quatro eixos de debates, já ocorreram de forma remota, onde receberam sugestões das comunidades pelo chat. Todas as etapas estão sendo realizadas com o propósito de orientar e buscar sugestões para uma nova revisão do Plano Diretor. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SMDUH continua recebendo sugestões e tirando dúvidas pelo e-mail : planodiretor@contagem.mg.gov.br.
O Plano Diretor é o instrumento que define como e em quais direções a cidade deverá crescer e se desenvolver. A revisão vai primar pela justiça social, buscando o bem viver das comunidades, além de respeitar o desenvolvimento sustentável e a participação popular.
Nas plenárias regionais, o objetivo é ampliar o diálogo com as comunidades e identificar as demandas locais em conjunto com a população. Durante o debate, é realizada a eleição dos delegados que definem quais as propostas da comunidade vão compor o conjunto de diretrizes norteadoras do novo Plano Diretor a ser votado pelo Legislativo.
As etapas regionais da IV Conferência dão continuidade aos debates dos quatro eixos da conferência: “Cidade das Águas”; “Cidade em Movimento”; “Cidade em Construção” e “Cidade com Cidadania”. Além das plenárias regionais, haverá a Plenária Empresarial, que também vai gerar propostas e contribuições do segmento para a revisão do Plano Diretor.